quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Campus Party traz ideias inovadoras em projetos sociais e de cidadania



Numa época em que negócios inovadores ou redes sociais valem milhões, a Campus Party é muito mais do que 'nerdices' e pessoas aficcionadas em baixar arquivos, acampadas em barracas. Vários projetos interessantes estão sendo apresentados e discutidos neste ambiente. Veja abaixo algumas destas ideias:



Multas Sociais (www.multassociais.net) é um site que traz uma proposta de cidadãos comuns multarem de forma fictícia maus motoristas na internet. Segundo um dos idealizadores do projeto, Bruno Nery Torquato, "muitas pessoas ficam indignadas quando vê uma pessoa jovem parar na vaga de idoso, carros mal estacionados, cruzamento de farol vermelho e por aí vai... e com o site, podemos extravasar a raiva fazendo uma foto ou vídeo do abuso e denunciando o ocorrido no site Multas Sociais", afirma.


Para "multar" a pessoa, é só entrar na no endereço do site e preencher um formulário com a data, a hora, a descrição, a foto e o vídeo (se houver) do flagra. Então, clique em "Aplicar Multa". A imagem vai para a página principal do site e outras pessoas também podem “punir” o motorista clicando no botão "Eu Multo", ao lado da imagem.


É importante frisar que estas são multas fictícias e que, para fazer uma denúncia de verdade, é preciso recorrer aos órgãos competentes. Caso a pessoa denunciada queira tirar a informação da página, basta enviar um e-mail. O Multas Sociais funciona como uma rede social de interesse público e ainda permite que as publicações sejam compartilhadas no Facebook e no Twitter.


Mudar o mundo, nem que seja um pouquinho



O Boação (www.boacao.com) é uma plataforma online de Fundraising (Arrecadação de Fundos) para instituições de caridade e de engajamento de voluntariado para pessoas do mundo inteiro. Estas irão nos auxiliar a acompanhar como as instituições estão empregando os recursos de doações: sejam monetários, físicas (mesas, cadeiras, etc), ou de serviços. O idealizador do projeto, Mikael Araujo, com 27 anos, sonha em fazer sua parte e "mudar o mundo um pouquinho. Minha pretensão é de ser o maior site arrecadação de fundos da América Latina e ajudar diversas instituições a se desenvolver", afirma. O site ainda está em desenvolvimento.



Já a ideia do crowdfunding não é nova, mas ganhou destaque na Campus Party. De forma bem simples, crowdfunding é o termo para iniciativas de financiamento colaborativas. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, para viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto. Para discutir este tema, houve um painel “ ’Cow-funding’, a vaquinha reload”.
Um dos convidados da palestra sobre o tema foi Pedro Markun, responsável pelo “ônibus hacker”, projeto que visa espalhar a cultura hacker pelo país. Nesta iniciativa Markun utilizou um site de financiamento coletivo para arrecadar R$ 40 mil em 50 dias – no fim, eles conseguiram R$ 58 mil. “A ideia do crowdfunding é gênial, você gasta dez reais e passa a ser parte de um projeto que acha importante", diz Markun.


Algumas dicas para ter sucesso em crowdfunding


Ao longo do debate, várias dicas foram para um projeto ter sucesso na captação de recursos em crowdfunding. Confira algumas delas:


Pessoas com paixão – É necessário ter pessoais apoiando para desenvolver um projeto desses, pois é preciso trabalhar duro, não é tão fácil como a maioria pensa. E esta equipe deve estar em sintonia com a ideia do projeto.


Rede bem articulada – Além do pessoal que vai trabalhar efetivamente, é preciso o apoio da comunidade. Participar de comunidades em redes sociais que estão falando de um assunto que "bate" com o projeto é uma boa forma de começar. E esta comunidade vai ajudar a espalhar o projeto, pois é relevante para ela.


Planejamento – Pode parecer fácil, mas não é. Todo negócio precisa de planejamento e este caso não é excessão. Planeje cada passo, cada ação e compartilhe isso com sua equipe. Trabalhando em conjunto de forma organizada é mais fácil obter sucesso.

Nenhum comentário: