terça-feira, 25 de setembro de 2007

A Nova Propaganda

Olá a todos!

Nesse post eu queria falar sobre o novo rumo que a propaganda está tomando. Como assim novo rumo? Quando eu digo novo rumo é porque a gente deve esquecer os 4P´s, conceito de massa, etc... Calma não me crucifiquem... na minha opinião a gente deve esquecer mesmo. Porque atualmente esses conceitos só servem para fazer parte de um museu.

A propaganda e a comunicação no geral atingiram um nível que os estudiosos sobre comunicação de 50 anos atrás não imaginávam. Não temos mais aquela massa que não pensa, que é estática. Hoje em dia o consumidor é ativo, muito segmentado, ele cria contéudo, rejeita conteúdo e faz com que seja ouvido mesmo fora da massa. E é isso que os meio de comunicação tradicionais não conseguem entender. Tendo isso como base, o que o IBOPE marca hoje em dia é confiável? Eu discordo. Apesar de ser um parâmetro muito forte ainda, mas internamente o pessoal do IBOPE sabe que eles terão que mudar. Brevemente...

A nova propaganda tem que atingir esse consumidor que pensa e gera conteúdo (através de blogs e comunidades virtuais) de uma forma que seja agregada com o dia-a-dia dele. Esse consumidor não quer mais ser bombardeado por vts de 30 segundos. Ele quer que o vt de 30 segundos esteja em seu blog como parte de um conteúdo que é gerado e transmitido por ele. Com isso entra a era dos 3 C´s.

Compartilhar, Colaborar e Comunidade

Uma propaganda que saiba atingir o seu público-alvo com os 3C´s em mente, atualmente, tem grandes chances de gerar um buzz e dar certo. Ainda é necessário fazer o feijão com arroz (tv, radio, jornal, outdoor) mas com a usabilidade que os 3C´s possuem, pode-se investir menos no feijão com arroz e fazer algo diferente com esse consumidor que gera conteúdo.

Eu sei que o nosso mercado em Campo Grande ainda não aceita, mas já passamos da hora de mudar. Temos que tentar sempre que possível. Nem que seja algo pequeno. Uma ação diferente ou um aporte diferente para uma propaganda mundana.

Pra exemplificar isso tudo, aproveitei a nova campanha da Skol (que utiliza os 3C´s com excelência) e deixei a minha contribuição. A idéia do VT não é original mas funciona muito bem em tempos que conteúdo é gerado em todos os cantos.

Abraço!




Um comentário:

Val Reis disse...

Concordo com vc, mas acho que nosso mercado tá "um pouco" pra não dizer bastante longe disso...