quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Propaganda x Direito

Olá a todos!

Gostaria de agradecer a Camila pelo convite para ser um dos colaboladores do blog do Grupo de Mídia de MS. Com certeza poderemos fazer do blog um local de debates de idéias, debate da nossa profissão e do mercado de forma direta e descontraída. Vou contribuir com textos com conteúdo falando de (quase) tudo que abrange a publicidade e propaganda e fazendo com que o Grupo de Mídia se torne um referencial para todos os publicitários de MS.

Como este é o meu primeiro texto, gostaria de reproduzir um texto de outro excelente blog sobre propaganda. Esse texto faz um comparativo entre o profissional de propaganda e o profissional do direito. Achei muito interessante e nos faz ver a realidade da nossa cidade, onde a maioria das pessoas que nós conhecemos está "estudando para concurso". Ainda tenho esperança que o nosso mercado possa mudar pra melhor. Um abraço!


Primeiro uma grande pergunta: "Por que nessa área devemos trabalhar fora do comum?"

Não há dúvidas de que, desde que um famoso baiano veio pra Propaganda, os publicitários mais do que qualquer outros profissionais, trabalham e cada vez mais trabalharão muito e serão sempre cobrados disso. Por exemplo, você entra em uma agência e ouve: "Seu horário é das 9h às 18h."
Porém se você sai umas 18h15 (já são 15 minutos a mais do seu horário), todo mundo da agência já brinca: "É meio período agora?"

Meio período? são 9h de trabalho! Ou você acha que deu tempo de fazer uma refeição digna de um trabalhador?

Gostaria de fazer uma analogia do garoto que se formou em Publicidade e batalhando, usando os contatos, conseguiu entrar numa Grande Agência como Diretor de Arte. E o outro garotinho que se formou em Direito e batalhando, usando os contatos, conseguiu passar no concurso para Promotor Público.

O primeiro garoto, todo feliz, vai trabalhar das 9h às 20h da noite, se não tiver job de última hora. Aqueles que entram as 18h da tarde (quando o Gerente de Marketing nem vai mais estar na empresa para aprovar a campanha) e varam a noite inteira para serem concluidos. E quando recebe o primeiro salário, se depara com mais ou menos R$2.000,00 (2 mil reais), isso se ele tiver essa sorte!

O segundo garoto, engravatado, vai para o fórum, trabalha mais ou menos 4h por dia, quando fica 1 hora a mais do seu horário, já fica bravo e chega em casa falando que "trabalhou muito", fora que ele ganhou essa 1h extra. No final do mês ele se depara com um salário de mais ou menos R$15.000,00 (15 mil) isso se ele tiver azar.

Agora vamos até as esperadas FÉRIAS.

O 1º garoto ansioso, já marcou até com os amigos de ir para Florianópolis!
O 2º também... já teve 5 meses de trabalho e deu pra angariar um bom investimento e pode juntar para fazer uma grande viajem para conhecer o Louvre em Paris e também fazer um translado por toda a Europa.

Porém houve um imprevisto, 0 1º garoto teve que desmarcar a viajem com todos amigos, pois um dos principais clientes da Grande Agência quer fazer uma SUPER CAMPANHA de Férias e nosso pequeno garoto iniciante foi escalado para trabalhar 2 semanas seguidas em cima dessa campanha, incluindo sábados e domingos! E se Deus quiser e o dono da agência também, essa campanha vai pra Cannes! Quem sabe ele não vai nas próximas férias para o concurso?

Bom, o que vai acontecer eu não sei, só sei que o 2º garoto está vendo agora mesmo o famoso quadro da Mona Lisa e descobriu que o tamanho do quadro é bem menor do que ele pensava...


Fonte: Bloguerreiros

Marcos Paulo
Publicitário

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito pertinente este texto, tudo a ver com nossa realidade!

Fabiana Ferreira disse...

Maravilha Marcos te-lo em nossa companhia. Que venha mais textos tão bom qto este aqui!!!