quinta-feira, 8 de novembro de 2007

MANUAL BÁSICO DE COMO UTILIZAR UM PUBLICITÁRIO

Oi Pessoal,

recebi este texto no meu e-mail, não sei quem é o criador (se alguém souber me fala), de qualquer forma não resisti e estou publicando aqui...

1) PUBLICITÁRIO dorme. Pode parecer mentira, mas o PUBLICITÁRIO precisa dormir como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem celular e telefone em casa.

2) PUBLICITÁRIO come. Parece inacreditável, mas é verdade. PUBLICITÁRIO, também precisa se alimentar e tem hora para isso.

3) PUBLICITÁRIO pode ter família, além da sua, é claro. Essa é mais incrível de todas: mesmo sendo PUBLICITÁRIO, a pessoa precisa descansar no final de semana para poder dar atenção a família (dele), aos amigos (dele) e a si próprio, sem pensar ou falar de shows, propostas, orçamentos...

4) PUBLICITÁRIO, como qualquer cidadão precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, é surpreendente, o PUBLICITÁRIO também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos, e ainda consome Lexotan para conseguir relaxar...

5) Ler, estudar também é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.

6) De uma vez por todas, vale reforçar: PUBLICITÁRIO não é vidente, não joga tarô, nem tem bola de cristal. Ele precisa planejar, consultar fornecedores, fazer visita técnica ... para poder maturar as propostas e superar as expectativas. Se você quer um milagre, tente uma macumba e deixe o pobre do PUBLICITÁRIO em paz.

7) Em reunião de amigos ou festas de família, o PUBLICITÁRIO deixa de ser PUBLICITÁRIO e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele ingressar nesta profissão. Não peça conselhos, dicas ... ele tem direito de se divertir.

8) Não existe, apenas, um eventozinho, um loguinho, uma vinhetinha - qualquer trabalho desses tem projeto, requer atenção, dedicação, precisa ser pensado, estudado, analisado e, claro, cobrado. Esses tópicos podem parecer inconcebíveis a uma boa parte da população mas servem para tornar a vida do PUBLICITÁRIO mais suportável.

9) Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue, apenas, quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda, duvide, o PUBLICITÁRIO pode estar fazendo algumas coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.

10) Pedir o mesmo orçamento 15 vezes não vai mudar a resposta.

11) Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 'as 12h, não significa que você pode ligar até 'as 11h55. Se vc pretendia cometer essa gafe; ligue depois do almoço. O mesmo vale para a parte da tarde: ligue no dia seguinte.

12) Na hora de aprovar o orçamento ou alguma peça, lembre que urgente é urgente, e neste caso a resposta deve voltar em menos de 24h. Lembre que quando você precisar de alguma coisa urgente, o prazo considerado pelo PUBLICITÁRIO deverá ser o mesmo.

13) Quando PUBLICITÁRIO estiver apresentando um projeto, por favor, não fique bombardeando com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de torrar a paciência. ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projeto.

14) Quando for elaborar um briefing coloque todas as informações necessárias. O PUBLICITÁRIO não é vidente. Indique também qual a verba disponível. Fica muito difícil criar alguma coisa sem saber quanto se pode gastar. E lembre que boas idéias custam caro...

15) O PUBLICITÁRIO não inventa os custos e nem ganha comissão sobre os serviços contratados. Por isso, não pechinche!Lembrete: cara feia na hora de assinar cheque não diminui o que você tem que pagar. Se queria pagar menos, deveria ter feito você mesmo.

16) Os PUBLICITÁRIOS não são os criadores do ditado "O barato sai caro"!!!

17) E, finalmente, PUBLICITÁRIO, também é filho de DEUS e não filho disso que você pensou...

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