sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Twitter, que negócio é este????


Tenho ouvido falar o tempo inteiro numa ferramenta web 2.0 chamada Twitter. Fui ver o que se tratava, mas não me interessou muito. Era apenas uma comunidade que respondia a seguinte pergunta: o que você está fazendo agora?”. Sinceramente, achei nada a ver. A página inicial era uma espécie de “stream” atualizada quase ao vivo com todas as novas mensagens, e cada usuário tinha uma página pessoal que centralizava suas mensagens particulares.

Até aí, nada importante. Mas o zum-zum-zum em torno do Twitter continuou, então resolvi experimentar. Percebi que responder a esta pergunta é somente um pretexto, pois o serviço serve para muitas outras coisas. Então, hoje vi que tenho que dar mais importância a esta ferramenta e convido vcs a fazer o mesmo.

Seria uma nova espécie de mídia? Cada pessoa descreve o Twitter de um jeito, pois é uma coisa nova que mistura vários conceitos já existentes. Talvez a melhor forma de descobrir seja experimentando você mesmo. No Intercon2007, que participei em São Paulo, foi uma febre de respostas ao vivo, durante as palestras. Era um feedback em tempo real.

Mas afinal, o que é o Twitter????

O Twitter é uma mistura de mini-blog, RSS, sala de chat personalizada.

Inicialmente seria um blog, até porque no início vc não terá nenhum amigo.

A medida que você adiciona amigos, a sua página pessoal começa a misturar suas próprias atualizações com as pessoas que você adicionou como amigo. Daí vai mostrando as mensagens de várias pessoas.

E a medida que você escreve mensagens novas, todas as pessoas que te adicionaram como amigo, por sua vez também terão sua nova mensagem nas suas páginas pessoais. Todos receberão sua mensagem.

Você pode escrever qualquer coisa, desde o que você está fazendo, à um convite para um aniversário, evento, um link para uma página interessante na internet que você quer divulgar para todos. Pode ser qualquer coisa, lembrando que o limite de 140 caracteres. Cuidado pra não enviar coisas sem importância, senão vão excluir vc da lista de amigos.

O melhor é que o Twitter funciona tanto pelo seu próprio site quanto pelo Gtalk, ou seja, você recebe as mensagens de seus amigos sem precisar ir no site, bem como escreve as suas próprias mensagens também.

Analisando, eu vejo o Twitter como uma nova espécie de mídia, que permite que tendências e novidades sejam divulgadas comunitariamente, e de certa forma viral. Ainda não sei, é cedo pra dizer se o Twitter vai ter impacto na nossa vida ou será apenas mais uma bolha, mas não deixeim de experimentar, como estou fazendo, e olha,
me adicionem se forem se inscrever!

Nenhum comentário: