quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Mídia em cardápio de restaurante e cupom fiscal de supermercado

Cardápios de restaurantes e notas fiscais são os novos espaços utilizados para empresas inserirem mensagens publicitárias. Só a Shempo Sistemas de Comunicação, que comercializa o verso de cupons fiscais emitidos com anúncios, investiu R$ 500 mil e contratou uma equipe de 50 pessoas na cidade de São Paulo para esta operação. Os profissionais se dividem na divulgação da nova mídia junto ao mercado publicitário e no atendimento ao varejo.
Fundada há 28 anos, a empresa está em fase de implantação no mercado paulistano e já atua com mídia em cupons fiscais de seis redes de supermercados (num total de 200 estabelecimentos). São elas Dia% (135 lojas), Econ Supermercados (43), ITA (sete), Saúde (seis), Emporium São Paulo (cinco) e Yamauchi (quatro). O segmento foi escolhido pela grande concentração de público e pela disciplina na emissão de notas fiscais de compras. A meta é atingir 400 pontos na capital paulista no próximo ano e estender a operação para estabelecimentos como hortifrutis e padarias, entre outros.
Segundo Donizeti Valentim, diretor comercial da Shempo, o plano é levar a publicidade no cupom fiscal para as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Goiânia nos próximos três anos. A Shempo também atuará com esse modelo de mídia formatado para o sistema de franquia, previsto para ser utilizado nas cidades de Salvador, Recife e Fortaleza.
Na hora do almoçoOutra opção de mídia alternativa é desenvolvida pela Delicious Ads - agência de propaganda que atua em Miami e Porto Rico desde 2004 -, que chega ao Brasil com anúncios em cardápios de bares e restaurantes. "A idéia surgiu em frente a uma banca de jornal. Quando vimos o número de títulos e anunciantes para todas aquelas revistas e jornais pensamos em arrumar uma maneira inovadora e exclusiva de comunicação para os consumidores e anunciantes", afirma Denis Filippini, sócio-diretor de novos negócios da Delicious Ads. O slogan da empresa é "Propaganda de bom gosto".
Fonte: André Lucena
Meio e Mensagem
A veiculação é feita de acordo com o perfil do público alvo e a área geográfica, que pode ser definido também pelo cliente. "Limitamos o número de anunciantes por estabelecimento para não poluir o cardápio e para valorizar tanto a empresa quanto o restaurante", destaca Marcelo Ramos, sócio-diretor operacional da agência.
A Delicious Ads atua no País desde abril e já trabalha com estabelecimentos como a rede Dom Pepe Di Nápoli (que inclui os restaurantes Don Pepe di Nápoli, Al Mare, Vila Conte, Forneria Di Napoli, Pepitto e La Pepa Gril), Academia da Gula, Hípica de Santo Amaro, Red Parrilla, Frutaria São Paulo, Best Burguer e Vaca Véia, entre outros.
Já experimentaram a opção anunciantes de vários segmentos, como suplementos alimentares, nutrição, mercado financeiro, flores e presentes, locação de veículos, bebidas, gráficas, concessionárias e até mesmo a organização não governamental Greenpeace.

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