terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sinalização Digital, uma nova mídia

A sociedade mundial está envolvida num universo de grandes avanços tecnológicos – e nas transformações do cotidiano trazidas por eles. Entre os avanços, estão a rapidez e a quantidade de conteúdo informativo que chegam às pessoas todos os dias. A publicidade e propaganda acompanharam estes avanços.
A nova mídia tem por característica uma maior troca de contatos entre o consumidor e o emissor da informação. A chegada da internet facilitou este processo.
Atualmente um novo meio de comunicação com o consumidor vem se difundindo, principalmente nos EUA e Europa. É a sinalização digital – modalidade de mídia indoor onde as informações são passadas através de telas de LCD ou plasma, com conteúdo personalizado.
Os conteúdos das telas, além de divulgar os produtos anunciantes, podem prestar serviços como a divulgação de vídeos institucionais e entreter o consumidor com dicas de saúde, lazer, culinária e curiosidades. Pode também apresentar cotações da Bolsa, previsões da meteorologia ou qualquer outra informação de interesse. A programação ocorre em tempo real via internet.
As telas são colocadas em lugares estratégicos com um grande fluxo de pessoas, como shoppings, terminais de metrô ou ônibus, supermercados. Podem também ser instaladas no próprio ponto de vendo ou até mesmo em pontos com espera forçada. Uma de suas vantagens é que ela pode ser segmentada. Cada departamento ou franquia da empresa pode contar com uma programação diferenciada.
A mídia digital indoor apresenta-se como uma moderna alternativa para atingir o consumidor no PDV. Suas vantagens são muitas. Ao contrário dos banners, panfletos ou cartazes instalados no local de compra, as TVs no ponto de venda trazem menos poluição visual, e, portanto, tornam mais agradável a comunicação com o consumidor. Além disso, a mídia digital pode ser adequada de acordo com os interesses na região ou do local, padrões demográficos ou de compra.
Outra vantagem está no custo: por ser dirigida, não há desperdício de verba com consumidores que o anunciante não quer atingir. Não há concorrência com outros anunciantes, já que dificilmente dividirão o mesmo espaço. É também uma mídia bastante flexível, quanto sua utilização, e de muito rápida atualização.
Essas telas nos pontos de venda apresentam-se como a última oportunidade de o anunciante fazer contato com o consumidor. Este último contato é de extrema importância, já que, de acordo com o POPAI – Point of Purchase Advertising Institute, mais de 80% das decisões de compra são tomadas após o cliente entrar no ponto de venda.
O resultado da aplicação da mídia digital no ponto de venda se traduz através do aumento das vendas, fidelização e satisfação do cliente.
Fonte: Revista ABC FARMA – edição 200; abril 2008.

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