terça-feira, 10 de agosto de 2010

Analista de Redes Sociais, que profissão é essa?

Diferente de médico, advogado ou outro profissional qualquer, ninguém quis ser analista de redes sociais desde pequeno, até por que a profissão existe há pouquíssimo tempo. Mas está em franco crescimento.

Numa pesquisa feita informalmente na Catho, encontrei 41 vagas para analista de redes sociais no Brasil, com o salário na faixa de R$ 1.200,00 a R$ 5.000,00.

Mas o que vem a ser este profissional?

O objetivo do analista de redes sociais é entrar nas redes sociais: Twitter, Facebook, Orkut, Linkedin, Foursquare... e ficar criando projetos, buscando oportunidade de negócio nesse meio, para clientes, produtos, serviços ou marcas. É preciso chamar a atenção de pessoas formadoras de opinião sobre o produto ou serviço que deseja divulgar, e fazer com que usem, comentem, indiquem.

O papel do analista em mídias sociais é elaborar o projeto e observar a ação a fim de corrigir os erros e nunca deixar um participante sem resposta, ou seja, monitorar todo a atuação da marca nas redes. Cabe ao analista também elaborar a presença digital do cliente que ainda não está atuando nas redes.

Parece um trabalho divertido, ficar entrando em redes sociais, respondendo questionamento, interagindo. E realmente é divertido ficar ouvindo, interagindo, comentando, nas redes sociais. Mas se você acha que é fácil, está muito enganado.

É um trabalho sério, em que você precisa entender de publicidade, identificar nichos de mercado e fazer com que o utilitário da rede social absorva sua mensagem sem se sentir invadido. É preciso fazer análises, relatórios, ser bom gerenciador de crises e um excelente comunicador.

Não existe ainda no Brasil a graduação para esta profissão. Ela nasce da integração online, da facilidade em formação de redes virtuais e da paixão por gostar de se comunicar através da web. Mas existem diversos cursos de experts na área. E ainda está em falta, bons profissionais nas empresas.

3 comentários:

Ben Oliveira disse...

Ótimo post!
A área é super recente. Muitos profissionais estão se auto-denominando especialistas em mídias sociais, porém nem todos estão preparados para atuar.

Val Reis disse...

Concordo com vc, em tempos de redes sociais, tem muita gente se intitulando ser analista de redes sociais sem ser... Um bom artigo sobre o assunto é este: http://30segundos.com.br/759/como-deve-ser-o-especialista-em-midias-sociais/

Marcela Rocha disse...

Eu toparia esse desafio!!!