segunda-feira, 5 de maio de 2008

Como construir um bom briefing

Briefing é um dossiê de informações prestadas pleo cliente a respeito do produto, mercado, consumidor, etc... Para se construir um bom briefing, é preciso levar em consideração várias informações, facilitando assim o trabalho mais preciso da agência.

1. Produto:
- Categoria
- Embalagem
- Formas de uso/consumo
- local de uso
- Preço ao consumidor
- Qualidade em relação à concorrência
- Imagem do produto

2. Mercado - Fase mercadológica:
- Evolução de categoria e da marca:
- total Brasil
- Área Nielsen ou região geográfica de vendas
- Tipo de mercado: urbano, rural, grandes centros, pequenos centros
- Canais de distribuição

- Participação de mercado pretendida:
- Vide itens anteriores

- Mercados potenciais

- Definição de problemas regionais ou sazonais.

3. Estratégia de Marketing:
- Calendário promocional, política, tipos e períodos
- política de preços
- sugestão de novos usos, mudança de hábitos
- mudança de canais de distribuição
- Posicionamento - mudança de posicionamento
- Objetivos da campanha: lançamento, sustentação, promoção, institucional, etc.
- Teste de mercado e projeção nacional

4. Objetivos de comunicação:
- A imagem desejada da marca
- aumentar o nível de conhecimento
- Aumentar o conhecimento de beneficios

5. Público alvo
- Perfil sócio-demográfico, sexo, classe, faixa etária, escolaridade e ocupação
- Hábitos de compra: quem compra, quem decide, quem influencia e quem consome
- Determinação de compradores potenciais
- Perfil psicológico
- Hevay/light users (grandes e pequenos consumidores)

6. Concorrência
- Definição de concorrentes diretos e indiretos
- Market Share x Média Share
- Definição de estratégia a ser adotada em relação à concorrência defensiva, ofensiva ou de neutralidade.


Público alvo
Este ítem é composto por 7 informações básicas:
- Perfil sócio demográfico, sexo, classe, faixa etária e escolaridade e ocupação
- Hábitos de consumo: periodicidade de compra
- Indicação de compradores potenciais
- Perfil psciológico
- Heavy / Light users

Para que a campanha alcance pleno êxito é necessário conquistar todos aqueles que direta ou indiretamente influenciam na decisão de compra. É necessário, então, conhecer bem quem compra, quem decide e quem influencia a compra e quem finalmente consome o produto. Vejamos, como exemplo, os iogurtes. Sua compra é decidida pelas mães, porém quem compra geralmente é a empregada e quem influencia são os filhos. A campanha tem que ser com linguagem acessível a todos os envolvidos.

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