quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Você não é seu emprego. Mais um dia como campuseira...

Muitos de nós estamos tão concentrados no nosso trabalho, que já não sabemos onde ele termina e nós começamos. E um belo dia, já não temos mais o emprego, e aí pensamos em todas as coisas que deixamos de fazer, em quanto a gente falhou e nos sentimos perdidos para continuar.

Assisti uma palestra hoje no Campus Party sobre Realidade Aumentada, um tema que interessa muito a nós, mídias, por estar sendo utilizado em peças publicitárias. Algo bem interessante que bem trabalhado, dá pra fazer coisas maravilhosas! E o palestrante falou sobre projetos, relatando que não somos nosso emprego, e se tem algo que desejamos fazer, um projeto que queremos desenvolver, é tocar pra frente, independente do emprego. Não temos que fazer só o nosso trabalho, podemos criar e colocar idéias em prática.

Daniel Roda e Eduardo Malpeli (foto ao lado) lançarão dia 01 de feveiro um projeto bastante interessante, o KUNIGO. Trata-se de uma rede de idéias. Você tem uma idéia, posta lá, alguém pega sua idéia e te ajuda a melhorar, te devolve, outro gosta da idéia e patrocina e assim por diante.

Me lembrei do Confuncio, quando disse que se você tem uma maçã e a troca, você fica com uma maçã. Mas se você tem uma idéia e a troca, você fica com duas idéias.

A mensagem chamou minha atenção por que a minha vinda para o Campus Party se deu depois de voltar de férias, e ter sido chamada no RH da empresa que trabalhei nos últimos 3 anos, e sido simplesmente comunicada que o emprego não mais existia, por questões de corte de despesas (subentende-se que eu era um gasto!). Mesmo sabendo que era o melhor para mim, não pude deixar de pensar nos últimos três anos que passei lá, indo a feiras e eventos, desenvolvendo todo o marketing da empresa, criando peças, sites, e-mail marketing, integrando a comunicação e sempre buscando inovações. E então pensei nas inúmeras coisas e projetos pessoais que deixei de fazer por causa de trabalho, e este foi o principal motivo pelo qual vim para a Campus Party. Se estivesse trabalhando, não poderia sair.

Até onde vale a pena deixar de fazer projetos pessoais e que talvez mudem a nossa realidade por causa de um contrato de trabalho? Tudo bem, não vamos simplesmente chutar o balde, mas aliar uma coisa à outra. Pode acontecer que um dia você será considerado apenas como um "gasto"... e não terá mais emprego.

Mas voltando a falar em Campus Party, hoje houve palestras muito boas, encontrei o André Coelho de Campo Grande, sem falar na Eloíse e Fernando, do Sebrae, que também estão por aqui. Conheci algumas pessoas que tinha contato apenas pelo twitter, outros que não tinha contato nenhum e tive um dia muito cheio! No meio disso tudo, estou fazendo um projeto de hotsite e ação de guerrilha para um cliente freelancer e estou planejando o futuro.

Vale ressaltar que houve um Fórum interessante sobre o futuro da Plano Nacional de Banda Larga, onde estiveram presentes autoridades como Gilberto Gil, Luiz Fernando Pezão, Franklin Coelho, entre outros. Teve também um debate sobre blogs de humor, com o Mr. Manson do Cocadaboa.com.br, que foi algo bem descontraído e interessante.

Fotografei hoje também algumas coisas inusitadas do evento:
Ele chega perto da gente, ergue a espada e dá um grito! Levei o maior susto.

Um outdoor ambulante.


Mais parece uma fábrica de máscaras!

Um comentário:

khemrajunior disse...

Eu concordo com vc, quando temos quer fazer nossos projetos e tentar fazer dele o nosso melhor trabalho, nao realmente nao somos o nossos trabalho, lendo o teu post veio um filme na minha cabeça....
Eu tambem fui no campus party e pensei que ia voltar e ser demitido, mas gracas a deus nao fui.

eu moro em manaus, a publicitadade aqui com os termos corretos que se aprende em uma faculdade esta engatiando 'minha opiniao' pretendo finalizar um curso de publicidade.

Vou seguir teu blog, tua experiencia vai servir de muita ajuda pra mim =D