quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Al Gore e Tim Berners-Lee defendem internet livre, no Campus Party


A grande atração do dia no Campus Party foi Tim Berners-Lee, considerado o pai da internet, por ter criado o www, e Al Gore, ex-presidente dos Estados Unidos. Os dois dividiram o palco central do evento, e discutiram o futuro da internet.

Al Gore iniciou seu discurso com uma mensagem de solidariedade aos atingidos pela tragédia na região Serrana do Rio, cumprimentou Marina Silva, que estava na platéia e defendeu que a internet precisa ser livre, sem interferência dos governos.

Tim Berners-Lee reafirmou a importância de que dados de interesse social sejam disponibilizados na internet. Ele enfatizou que os governos livres geralmente não tem medo de ter a internet livre. E salientou que caso os governos queiram controlar, as pessoas devem protestar, “afinal de contas, é importante para toda a humanidade que a internet seja livre.”

Apagão

No final do dia, o inusitado. Caiu a energia do evento e toda a campus ficou sem internet por quase uma hora. Quem estava fora, não pode entrar, quem estava dentro teve dificuldade em sair, e principalmente, houve um tumulto geral em frente ao estande da telefônica, com os campuseiros aos gritos de “queremos gerador”, enquanto os técnicos e funcionários, andavam de um lado para outro, mexendo nos fios, usando o telefone, e tentando resolver.

Após restabelecer a luz e a internet voltar, o diretor da Campus Party, Mario Teza explicou que o problema foi a tempestade, e reclamou da Eletropaulo que não deu uma versão oficial, mas prometeu resolver o problema, caso aconteça novamente. Ele garantiu a aquisição imediata de novos geradores, com capacidade para suprir a demanda interna da Campus Party Brasil.

Nenhum comentário: