quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Campus Party discute sobre o desafio das mídias sociais para as marcas


Precisamos de 'horas bunda' para termos sucesso em estratégia de redes sociais, afirma Edmar Bulla



Um dos painéis mais interessantes desta quarta, dia 8, foi o debate “As empre­sas e o mundo sem con­trole das mídias soci­ais”, com João Ciaco (dire­tor de publi­ci­dade e mar­ke­ting de rela­ci­o­na­mento da Fiat), Raphael Vas­con­ce­los (Agên­cia Click Iso­bar) e Edmar Bulla (CEO da CROMA Mar­ke­ting Solutions).


A discussão girou em torno da implantação de redes sociais na empresa. Segundo Bulla, o principal é identificar quais os elementos sociais da marca. Fazer as perguntas certas, analisar todo o contexto e ver o que é necessário. Tem que pensar nas redes sociais que vai atender o consumidor, e não criar redes por departamento, porque o profissional acha que é legal. "Jogar a isca num lugar que tem peixe. Pra que pulverizar, fragmentar? Você fragmenta também a audiência, e isso não é bom", afima.


Bulla deu ainda alguns toques sobre estratégias para implantação de redes sociais. Segundo ele, se já existe pessoas engajadas com o tema a ser trabalhado, onde estas pessoas estão? "Orkut foi a primeira rede social de comunidades. As tribos estão se formando, se entrarmos com o nosso conteúdo dentro daquele ambiente, com uma proposta útil e relevante, vamos agregar valor a estas pessoas e o engajamento é possível. Precisamos de 'horas bunda' para buscar informações, fazer pesquisas", finaliza.


João Ciaco defende que 5% de verba para a internet, que tem hoje no Brasil 82 milhões de brasileiros conectados segundo o IAB Brasil, é muito pouco. Segundo ele, a Fiat gasta em torno de 18% a 20%. E dá uma dica sobre conflito de gerações, algo muito clássico no segmento, já que os nativos digitais são muito jovens, tem outra linguagem de negócios: "Redes sociais são ferramentas. Marketeiro não precisa saber programar, mas precisa entende de gente, comportamento humano, relação de pessoas e seu relacionamento com as marcas. Aí sim, ele terá sucesso".



O evento


O Campus Party é o maior evento de tecnologia do mundo e acontece de 6 a 11 de fevereiro de 2012 no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Com um público de 7.000 campuseiros, a expectativa é de receber mais de 200 mil visitantes na área “expo” nos cinco dias de evento. Jogos, mídias sociais, robótica, software livre, música, mesas redondas com especialistas nacionais e internacionais fazem parte das 100 horas de programação.

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