Precisamos de 'horas bunda' para termos sucesso em estratégia de redes sociais, afirma Edmar Bulla
Um dos painéis mais interessantes desta quarta, dia 8, foi o debate “As empresas e o mundo sem controle das mídias sociais”, com João Ciaco (diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat), Raphael Vasconcelos (Agência Click Isobar) e Edmar Bulla (CEO da CROMA Marketing Solutions).
A discussão girou em torno da implantação de redes sociais na empresa. Segundo Bulla, o principal é identificar quais os elementos sociais da marca. Fazer as perguntas certas, analisar todo o contexto e ver o que é necessário. Tem que pensar nas redes sociais que vai atender o consumidor, e não criar redes por departamento, porque o profissional acha que é legal. "Jogar a isca num lugar que tem peixe. Pra que pulverizar, fragmentar? Você fragmenta também a audiência, e isso não é bom", afima.
Bulla deu ainda alguns toques sobre estratégias para implantação de redes sociais. Segundo ele, se já existe pessoas engajadas com o tema a ser trabalhado, onde estas pessoas estão? "Orkut foi a primeira rede social de comunidades. As tribos estão se formando, se entrarmos com o nosso conteúdo dentro daquele ambiente, com uma proposta útil e relevante, vamos agregar valor a estas pessoas e o engajamento é possível. Precisamos de 'horas bunda' para buscar informações, fazer pesquisas", finaliza.
João Ciaco defende que 5% de verba para a internet, que tem hoje no Brasil 82 milhões de brasileiros conectados segundo o IAB Brasil, é muito pouco. Segundo ele, a Fiat gasta em torno de 18% a 20%. E dá uma dica sobre conflito de gerações, algo muito clássico no segmento, já que os nativos digitais são muito jovens, tem outra linguagem de negócios: "Redes sociais são ferramentas. Marketeiro não precisa saber programar, mas precisa entende de gente, comportamento humano, relação de pessoas e seu relacionamento com as marcas. Aí sim, ele terá sucesso".
O evento
O Campus Party é o maior evento de tecnologia do mundo e acontece de 6 a 11 de fevereiro de 2012 no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Com um público de 7.000 campuseiros, a expectativa é de receber mais de 200 mil visitantes na área “expo” nos cinco dias de evento. Jogos, mídias sociais, robótica, software livre, música, mesas redondas com especialistas nacionais e internacionais fazem parte das 100 horas de programação.
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