quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Criando conteúdos que perpassam meios - Maximídia Sat

Um contador de histórias. Foi assim que Mark Warshaw da norte-americana Flatworld Intertainment se definiu em sua palestra “Criando conteúdos que perpassam os meios” no MaxiMídia 2008 com transmissão ao vivo para Campo grande pelo MaxiMídia SAT. “Eu conto histórias através de várias plataformas de mídias, como telenovelas, séries de TV, sites, celular, jogos e até quadrinhos”, afirma Warshal.

Internet, interatividade, integração e características internacionais foram os aspectos apresentados por Warshal que movem essa nova indústria que, muito humoradamente, ele chama de “Indústria de Intretenimento, com i mesmo”, explica Warshal, que também fez uma retrospectiva da história dessa nova indústria e explicou a abertura de espaços para anúncios fazendo a integração de produtos e marcas no mundo das transmídias, que segundo o palestrante, se torna cada vez mais forte.
Em Campo Grande, o tema da palestra foi discutido por profissionais da área adaptando a realidade ao mercado regional. Josué JR, da CasaMarte, que é um dos debatedores regionais do MaxiMídia SAT, indica os principais fatores que impedem o desenvolvimento da área áudio-visual no Estado. “Em Campo Grande, que é a capital, não há essa cultura desenvolvida para o áudio-visual e além disso não temos profissionais qualificados para essa área”, afirma JR. Thiago Barros, da Agência Agilitá, que também era um dos debatedores regionais analisa a situação sul-mato-grossense com olhos mais otimistas. “Nossa situação profissional já evoluiu muito no Estado. Hoje há mais consciência e valorização do profissional de criação e acredito que criar conteúdos que perpassam os meios está bem próximo da nossa realidade”, afirma. O evento conta com debates após o evento com a presença de profissionais da área em Mato grosso do Sul. Como debatedor regional estava presente também Flávio Vinha, da MV comunicação, e a mediadora foi a presidente do Grupo de Mídia do Mato Grosso do Sul, Fabiana Ferreira.

O MaxiMídia SAT segue até quinta-feira (09), no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS). Após cada palestra, são realizados debates ao vivo com empresários e gestores de comunicação do Estado. O evento é patrocinado pela TV Morena e Jornal “O Estado MS” e tem o apoio da Agilita, Diniz, MV Comunicação, Qualitas, Remat, ZN, Sebrae e Studio Alexis Prappas.

Fabiane Sato e Tatiane Queiroz
Sato Comunicação

Nenhum comentário: